sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Academias ao ar livre, vale a pena sim!

Hoje vou compartilhar com vocês uma matéria muito legal que encontrei e que pode nos auxiliar a manter uma atividade física saudável e barata, são as academias ao ar livre, que encontramos em diversas praças, com certeza tem uma ai na sua cidade, vamos entender melhor como utilizar esses aparelhos de forma correta.
  



I- Simulador de Caminhada

Para realização de caminhadas mais enérgicas com ampla extensão das pernas. Os movimentos devem ser amplos e extensos e o faça de 05 a 10 minutos. É  excelente para as suas articulações e todo o organismo e trabalha principalmente as pernas.



II- Esqui

O Esqui trabalha basicamente coxa e glúteo, mas também permite que sejam feitos exercícios de perna e braço. Se você utilizar a adaptação de braço e colocar a força na parte superior, estará trabalhando braços e costas e não perna. Se fizer o contrário, depositar mais força nas pernas, o efeito aparece no quadril e membros inferiores.

Possíveis lesões se houver exagero : Se existir alguma pré-disposição à tendinite ou à bursite, o exercício pode agravar a situação.


III- Rotação vertical, diagonal e inclinada:

O equipamento exercita mais a mobilização dos braços e ombros, mas não é um exercício de força. O personal indica esse aparelho principalmente para as pessoas da terceira idade, pois pode ajudar a diminuir dores articulares. O aparelho também serve para aquecimento. “A rotação vertical é indicada, também, para quem tem o ombro um pouco mais para frente, um ombro protuso, como nós chamamos. Dessa forma, libera-se um pouco mais a musculatura peitoral, que está encurtada, e ainda se fortalece a musculatura das costas. Para o uso correto do aparelho é preciso estar próximo a ele e manter os cotovelos flexionados”, completa o personal trainer. Abaixo a imagem  do equipamento de rotação inclinada.



Possíveis lesões: Se os cotovelos estiverem esticados, a pessoa ficar curvada, o que pode ocasionar problemas de coluna.


IV-Simulador de cavalgada

O equipamento pode trabalhar tanto a musculatura das costas e bíceps (quando se coloca mais força nos movimentos do braço), quanto o quadríceps (quando a força é feita com as pernas). Ao usar o aparelho, é necessário cuidar da postura, para que a coluna se mantenha sempre ereta.

Possíveis lesões: A postura inadequada pode causar sérios problemas de coluna. Pergunte ao professor de ginástica se está fazendo o exercício corretamente,  caso ele estiver presente.


V-Simulador de leg press (pressão de pernas)

O simulador de leg press trabalha coxas e glúteo. Como ele possui um encosto para as costas, os riscos de lesões na coluna com os movimentos são menores, mas, ainda assim, é preciso cuidar da postura. Para usar corretamente o aparelho, é importante apoiar os pés bem no meio do local destinado a eles. Se o apoio for muito na ponta, você pode ter alguma lesão. Além disso, na hora de executar o movimento, na parte da descida (flexionando os joelhos), o joelho não pode ultrapassar a linha do dedo do pé. “O aparelho reproduz um agachamento e trabalha muito o quadríceps. Se a pessoa vem aqui com frequência e já não sente mais o efeito do exercício, por levantar o seu próprio peso, ela pode usar um pesinho extra no colo”, ensina Vinicius.

Possíveis lesões: A prática incorreta do exercício pode ocasionar distensões, rupturas parciais, lesões de menisco.

VI- Remada sentada

Aqui o exercício é para a musculatura da cintura escapular, porque a“pegada é mais aberta”. O movimento é o mesmo de uma pessoa que pratica remo. Por isso, cuidado para que os cotovelos fiquem na altura do ombro para alcançar o resultado desejado. Eu gostei muito de usar este aparelho:

 Possíveis lesões: As principais lesões pelo uso inadequado do equipamento são tendinite e bursite.


VII-Extensor (multi-exercitador)
Trabalha o quadríceps e extensão de joelho. Existem três variações que, segundo Vinicius, são complementares ao exercício. Quanto mais aberto estiver o ângulo dos pés, mais a parte de dentro da coxa é trabalhada. Quanto mais fechado o ângulo, mais a parte de fora da coxa é exercitada. Se o pé estiver na posição padrão, de 90º, o efeito é para o quadríceps inteiro.

Possíveis lesões: Movimentos bruscos demais podem trazer lesões nos meniscos e ocasionar rupturas parciais.


VIII- Abdominal (surf)


O aparelho trabalha basicamente a parte lateral do abdômen. Se, ao praticar o exercício, as pessoas sentirem dores no ciático ou tiverem dores nas costas é bom não fazê-lo, porque a tendência é forçar bastante a parte lateral da coluna.

Possíveis lesões: Como a coluna fica totalmente instável, é possível que a má postura traga lesões na coluna. Além disso, o exercício não é aconselhável para quem sofre da doença bico de papagaio.


Bem amigos, a maioria dos aparelhos existentes foi discriminada.  Mas sempre surgem uns e outros mais novos e modernos. O abaixo demonstrado, é muito  interessante, pois precisamos forçar as pernas para baixo, com bastante força. É uma modalidade  de "step"de pressão e trabalha bastante as pernas.Eu confesso que não consegui descer muito o degrau,permaneci quase imóvel, apesar das minhas tentativas...rsrs Deve ser porque faz-se necessário  colocar mais força e carga nas pernas para descer e abaixar toda a mola do aparelho... Mas não desanimo e continuarei tentando até conseguir! Então vamos nessa que vale a pena amigos! Movimente-se, mexa-se! Até mais!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário