segunda-feira, 10 de outubro de 2016

O Dr. Rocha nos ensina sobre bebidas que atrapalham o emagrecimento.

Olá, aqui é Dr. Rocha e hoje quero conversar com você sobre um assunto importantíssimo para você que é mulher e tem dificuldades para emagrecer, tem compulsão por doces e tem sentido falta de energia ao longo do dia e podemos relacionar a elas o alto consumo de bebidas calóricas.
Eu recebo diariamente muitas queixas de mulheres em consultório e também nos treinamentos que dou pela internet, que além de querer emagrecer, elas sentem muita compulsão (vontade irresistível de comer doces) e reclamam também de falta de energia ao longo do dia, seja no trabalho ou seja em casa.

Eu quero que você entenda que existem certas bebidas que vão causar o que chamo de desequilíbrio hormonal no seu corpo, impedindo o emagrecimento saudável e favorecendo o acúmulo de gordura na barriga, além de inflamar o seu corpo.
Aí você pode me perguntar:
Dr. Rocha, que história é essa de desequilíbrio hormonal, o que é isso?
Para você entender melhor, eu gosto de comparar oshormônios femininos como se fosse uma orquestra sinfônica, um conjunto de vários instrumentos que para funcionarem de forma perfeita, devem estar todos bem afinados.
E estando afinados você mantém o metabolismo alto,queima gordura corporal, emagrece e permanece magra e mantém níveis sempre altos de energia.
E alguns alimentos, bebidas e stress, desregulam essa orquestra sinfônica, que são os seus hormônios. Eu vou falar nesse artigo de 3 bebidas: as bebidas adoçadas (refrigerantes, energéticos e sucos), o café e o álcool.


BEBIDAS ADOÇADAS
Vou começar falando pelas bebidas adoçadas, que hoje respondem por um faturamento de bilhões de dólares pela indústria de bebidas e tem adoecido mulheres, homens e crianças em todos os países do mundo.
Seja o refrigerante (que a boa ciência mostra ser a bebida mais maléfica que existe), sejam os sucos adoçados ou mesmo os energéticos, essas bebidas são repletas de açúcar e as diet ou zero também possuem açúcar disfarçado, além de outras toxinas que irão desregular os hormônios, aumentar a sua insulina, engordar e podem com o tempo causar resistência à insulina, diabetes tipo 2, pressão alta e outras complicações (infartos, derrames, cegueira, amputações, etc).
Infelizmente são alimentos que nem deveriam ser chamado de alimentos, são verdadeiros venenos para o seu organismo e devem ser evitadasdevem ser eliminadas da sua vida o quanto antes possível, se você quer ter saúde, emagrecer de vez, de forma saudável e definitiva.

CAFÉ

Mas como assim Dr Rocha?
Você pode me perguntar indignada!
Eu tomo café sem açucar (uso stévia) e mesmo assim isso pode me atrapalhar no emagrecimento?
Eu te respondo que sim!
Estudos feitos na Universidade de Harvard nos mostram que os cafés industriais são repletos de pesticidas e outras toxinas que são adictivas (viciam) e desregulam o seu metabolismo, e também os seus hormônios, aumentando a produção de cortisol que dificulta ou até mesmo impede sua queima de gordura quando está desregulado.
Use café orgânico em pequenas quantidades ( no máximo duas xícaras por dia) se você quer emagrecer de vez e de forma saudável e evite café à noite, evitando prejudicar o seu sono.

ÁLCOOL

O álcool também dificulta bastante o emagrecimento saudável, principalmente a cerveja e o chopp, pois são ricos em trigo, lúpulo ou cevada, além de serem gaseificados, aumentando os níveis de insulina e impedindo o emagrecimento.
Os destilados podem ser usados em quantidades pequenas sem maiores problemas (alguma ocasião especial). Isso é algo que só digo para mulheres, pois os homens no geral não tem o menor controle quando o assunto é álcool (rs).
O vinho se utilizado em pequenas doses (um cálice por dia) é benéfico à saúde e não interfere no emagrecimento, além de regular os níveis de colesterol.
Num resumo rápido em forma de lista, você deve:
  • Evitar bebidas calóricas;
  • Dar preferência para alimentos de procedência confirmada e sem agrotóxicos;
  • Evitar café a noite.

Dúvidas dos Leitores

Alguns leitores me fizeram perguntas que achei super pertinentes ao tema. Suas respostas estão abaixo.

  • O que é açúcar disfarçado e como ele me prejudica?
  • Açúcar disfarçado é qualquer forma de açucar presente em diversos alimentos industriais, principalmente alimentos diets, lights e congelados, além de cereais integrais e muitos outros. Exemplos: maltodextrina, frutose, extrato de malte, dextrose, xarope de agave, xarope de milho, dentre outros. É muito importante olhar o rótulo.
  • Quais são bebidas saudáveis?
  • De uma forma geral são bebidas que respeitam o metabolismo do nosso corpo e pobres ou ausentes em açucar como a água, chás e café orgânico (de preferência). Alguns sucos são saudáveis como o suco de limão e frutas vermelhas (sem açucar).
  • Quais as opções para beber no café da manhã?
  • Suco de limão, suco de frutas vermelhas, café orgânico, chás diversos, água.
  • Tenho que tomar cuidado com algum tipo de água?
  • Sim, é importante observar a distância da fonte da água mineral que você compra até a sua casa. Quanto mais distante, menos saudável a água, pois elas são transportadas geralmente em caminhões e isso piora a qualidade da água devido a formação de xenoestrógenos presentes nos vasilhames de plásticos que contaminam a água quando são aquecidos.
  • Bebidas com gás (ou até água com gás) podem fazer mal?
  • No geral elas distendem muito o estômago e devem se evitadas se o seu objetivo é emagrecer.
Preparei um vídeo especial que explica de forma simples e didática como as bebidas podem atrapalhar seu emagrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário