quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Cetose – O que é e como ela pode te ajudar a emagrecer

Oi pessoas lindas, hoje mais uma matéria muito legal do blog Vida LowCarb.

Cetose – O que é e como ela pode te ajudar a emagrecer

A Cetose é o principal diferencial de uma dieta low carb em relação às tradicionais dietas de baixas calorias, e é uma super aliada quando o objetivo é emagrecer e controlar o apetite.
Você pode aderir a uma dieta que corta carbos só à noite ou reduzir a cota ao longo do dia, mas não reduzirá a ponto de entrar em cetose para sentir os benefícios de redução do apetite e emagrecimento.
Cetose é o nome dado ao processo de liberação de corpos cetônicos que acontece em decorrência da lipólise, ou seja, quando se está queimando gordura como combustível.
Se um corpo não está queimando gordura, ele está queimando glicose.
Quando colocamos muita glicose no sangue – quando comemos muitos carbos – a insulina converte e armazena esse excesso de açúcar em gordura, e você ganha peso.
Porém ao manter a ingestão de carboidratos baixa, você estará limitando a disponibilidade de glicose e forçando o seu corpo a valer-se da gordura dos alimentos e da gordura armazenada nas suas “pochetes” para funcionar.
Isso não é nenhuma novidade: antes do surgimento da agricultura havia várias ocasiões em que a comida escasseava, e o ser humano precisava poder queimar a própria gordura quando necessário para continuar vivo.
Provavelmente passamos boa parte da evolução da nossa espécie queimando gordura e não glicose como combustível.


Como o Dr Atkins pergunta em A Nova Dieta Revolucionária: “já imaginou o que sustenta os ursos e outros animais que hibernam no inverno?” Pois é, os ursos são super trabalhados na cetose.
Além de ser um truque bem inteligente que o corpo humano sabe fazer, a lipólise e a cetose decorrente dela também trazem outro benefício: a fome diminui, muito.
Foi depois de “virar a chavinha” para a lipólise que eu percebi todo o potencial da dieta low carb, porque você de uma hora pra outra se vê livre do vício dos carboidratos, que você achava que era simplesmente fruto da sua “falta de força de vontade”. Enfim, lagriminhas de emoção.
Pura maravilha bioquímica.
Por isso, se uma pessoa que está querendo perder uns quilinhos cortar só alguns carbos da dieta, provavelmente não estará reduzindo o suficiente para experimentar a cetose e a diminuição do apetite, e pode acabar não vendo tanto sentido na restrição de carbos.
Por isso eu recomendo: experimente comer no máximo 20 gramas por dia de carbos líquidos, nem que seja por uns 15 dias. Principalmente se tiver mais do que cinco quilos para perder. Em nome da ciência!
Cetose – Sintomas
Nesses mais de dois três anos participando em grupos pelo Facebook, já vi pessoas reportando um sem fim de sintomas, dos quais os mais comuns o mau hálito ou gosto metálico na boca, dor de cabeça e náusea. Também já vi muitas menções a sensação de euforia e clareza de raciocínio.
Muitas pessoas não sentem nada, se sentem imediatamente melhor após aderir a uma alimentação low carb.
No meu caso senti um pouco de tudo fora a diferença no hálito, e realmente o raciocínio dá uma boa melhorada.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa e são temporários, fazem parte do processo do seu corpo se ajustando à nova fonte de energia.
A duração dos sintomas é de aproximadamente duas ou três semanas.
Já vi também gente desistir da dieta por causa dos sintomas, mas vale a pena insistir porque na maioria dos casos os sintomas são leves, e o benefício incrível.
Mark Sisson, do projeto Primal, não recomenda que você fique em cetose por muito tempo, porque 20 gramas não te permitem comer uma variedade muito grande de vegetais, e isso limita a sua ingestão de nutrientes.
Já o Dr Atkins fala que pessoas que tem muito peso para perder podem ficar de seis meses a um ano em cetose sem problemas.
Importante: embora a cetose ajude muito no emagrecimento, não é necessário estar em cetose para emagrecer.
Dá tranquilamente para manter o consumo de carbos em faixas maiores como 35-40 gramas e ainda assim perder peso com facilidade, mantendo o corpo otimizado para queimar gordura como combustível. Nessa faixa maior você garante os nutrientes incluindo uma farta quantidade de vegetais e algumas frutas de menor quantidade de carboidratos.
A faixa de 35-40 gramas é apenas uma referência, algumas pessoas poderão consumir mais em razão do nível de atividade física (se já estiver no peso certo). Homens também conseguem comer um pouco mais de carbos do que as mulheres.

Cetose – Fitas de medição

Normalmente o corpo entra em cetose depois de 2-3 dias com níveis baixos de açúcar no sangue.
Existe uma maneira de saber se você está em cetose, que é um teste de urina usada por diabéticos, já que para eles a presença de corpos cetônicos na urina representa problemas.
Eu, no entanto, acho uma TREMENDA BOBAGEM comprar essas fitinhas. Primeiro, porque as fitas não são baratas, é mais uma coisinha para comprar, mais um lixinho no mundo.
Depois, porque você vai arrumar uma coisa a mais para se preocupar, o quão roxa a fitinha está, se você está ou não em cetose. Muita gente me procura preocupada porque as fitas não estão roxas, mas ao mesmo tempo elas já emagreceram um monte e deveriam estar super felizes.
E por último mas não menos importante, fazer xixi num palitinho não é a coisa mais divertida do mundo.

Cetose – Quanto demora para sair da cetose

Se você em processo de emagrecimento e jacou (comeu fora da dieta) não se preocupe se está ou saiu da cetose, apenas continue a dieta normalmente.
Em geral 2 dias comendo fora da dieta farão uma pessoa que está em cetose sair dela.

Cetose – Resumo

Para entrar em cetose é necessário não ultrapassar os 20 gramas de carbos líquidos por dia.
Embora a cetose ajude muito a emagrecer, não é obrigatório estar em cetose para perder peso.
Em média se entra em cetose após 2-3 dias de alimentação com no máximo 20 gramas de carbos líquidos/dia.
Os sintomas são temporários, duram de duas a três semanas.

Fitas de medição não são necessárias, apenas coma low carb e acompanhe os resultados na balança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário