quarta-feira, 4 de maio de 2016

Blueberry me ajuda a emagrecer?

Bom dia gente, estava aqui lendo matérias bacanas e procurando alguma que realmente pudesse esclarecer tudo que a suplementação com Blueberry pode fazer por nós... As vezes perdemos tanto tempo da nossa vida esperando. Esperamos a próxima segunda feira, esperamos o feriado passar, esperamos o inicio do ano, e assim a vida vai passando... A hora é agora, vamos começar a cuidar da nossa saúde e alcançar nosso objetivos hoje! Leia a matéria e entenda como esse suplemento pode te ajudar. 
Benefícios do blueberry
Veremos a seguir para que serve a blueberry e mais detalhes sobre suas propriedades para a saúde e boa forma. Inclusive, veremos se blueberry emagrece mesmo.
1) O blueberry previne doenças cardíacas
As propriedades antioxidantes do mirtilo são excelentes para a manutenção da saúde do sistema cardiovascular.
Um estudo mostrou que a ingestão diária de 1 a 2 xícaras de blueberry, ao longo de 3 meses promoveu a redução dos níveis de colesterol total e triglicérides no sangue, bem como aumentou a quantidade de colesterol bom, o HDL. Além disso, outra pesquisa mostrou que, após um período de 8 semanas, o consumo diário de 50 g de blueberry por pacientes obesos foi capaz de diminuir a taxa de oxidação do colesterol ruim, LDL, em 27%. A dislipidemia e a oxidação do LDL são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas.
Outro fator de risco bastante significativo é a hipertensão arterial e o mirtilo consegue amenizar este problema. Uma pesquisa revelou que o extrato de uma espécie de blueberry, aVaccinium myrtillus, consegue inibir a atividade da ECA (enzima conversora de angiotensina, responsável pela síntese de angiotensina II, potente vasoconstritor que participa da fisiologia renal). Outros estudos apontam que efeito hipotensor do blueberry se deve ao fato dele estimular a síntese de óxido nítrico, substância vasodilatadora produzida pelo nosso organismo.
E finalmente, os flavonoides do blueberry previnem a formação de coágulos, efeito observado tanto in vitro como in vivo, já que eles conseguem inibir a atividade da enzima cicloxigenase (ou COX), que participa do processo de coagulação sanguínea.
2) O blueberry ajuda a controlar o diabetes
O mirtilo pode ser considerado um alimento de baixo índice glicêmico, ou seja, sua ingestão não eleva de forma abrupta os níveis de glicose no sangue.
Uma dieta rica em fibras é fundamental para pacientes diabéticos, sejam eles do tipo 1 ou 2, pois ajuda a controlar a glicemia, e o blueberry é uma boa fonte: uma xícara fornece aproximadamente 3,6 g de fibras.
Um estudo feito com ratos, que receberam uma dieta rica em gorduras e o Vaccinium corymbosum, revelou uma diminuição do quadro de resistência à insulina nessas cobaias, condição clássica para o desenvolvimento do diabetes do tipo 2.
Tal benefício também tem sido observado em humanos: pesquisadores afirmam que o consumo diário dessa mesma espécie de mirtilo, o Vaccinium corymbosum, por pessoas que tem maiores chances de terem diabetes do tipo 2, melhora este quadro de sensibilidade à insulina. Estudos indicam que este efeito se deve às antocianinas encontradas no blueberry.
3) O blueberry ajuda no combate ao câncer
A atividade antioxidante do blueberry auxilia na prevenção e no tratamento de vários tipos de câncer, como o de boca, esôfago, faringe, pulmão, mama, pâncreas, cólon, endométrio e próstata. O estresse oxidativo pode induzir mutações no DNA, que levam a um crescimento desenfreado e anormal das células.
Estudo publicado no Journal of Agricutural and Food Chemistry relata que os compostos fenólicos do mirtilo são eficazes contra o câncer de cólon, pois impede proliferação dessas células cancerígenas e instiga a ocorrência da morte celular programada (apoptose).
Pesquisa publicada no Journal of Biochemical and Molecular Toxicology mostrou que um derivado ácido hidroxibenzóico, o ácido gálico, presente no mirtilo tem efeitos sobre o câncer de mama: ele pode tanto retardar como “destruir” este câncer que leva tantas mulheres a óbito.
4) O blueberry é bom para o cérebro.
Os neurônios são muito sensíveis aos danos oxidativos. A ação antioxidante do mirtilo também confere proteção a estas células.
Em uma pesquisa, ratos com 19 meses de idade foram divididos em dois grupos: grupo dos que receberam blueberry na dieta (2%) e grupo controle, ao longo de 8 a 10 semanas. Os animais foram testados no labirinto aquático de Morris, ensaio que permite uma avaliação da memória e da aprendizagem espacial. Foram realizadas análises do tipo LC-MS (isto é, cromatografia líquida acoplada com espectrômetro de massas) para investigar a presença das antocianinas do mirtilo na dieta e no cérebro de todas as cobaias. Os resultados permitiram concluir que as antocianinas conseguem atravessar a barreira hematoencefálica e que elas tendem a se localizar em regiões cerebrais envolvidas com a memória e a capacidade de aprendizagem. Houve ainda uma correspondência entre a quantidade de antocianina encontrada no córtex dos animais que ingeriram blueberry e suas performances no teste do labirinto aquático de Morris.
Uma pesquisa envolvendo humanos, com idade média de 76 anos, revelou que o consumo diário de blueberry, por 12 semanas, promove uma evolução da função cognitiva, como da memória (os resultados mostraram uma melhora da pontuação em dois testes que avaliam a cognição).
5) O blueberry é bom para os olhos.
A retina também é muito sensível ao estresse oxidativo. Estudos indicam que as antocianinas do blueberry são capazes de proteger este tecido tão importante para nossa visão.
O blueberry pode ajudar a prevenir ou controlar problemas de visão comuns com o envelhecimento, como a secura dos olhos, algumas infecções, miopia e hipermetropia, degeneração macular e catarata.
Um estudo publicado no Archives of Ophthalmology aponta que consumir diariamente 3 ou mais porções de blueberry reduz em 36% as chances de ocorrência da degeneração macular associada com a idade, comparado com aqueles que comem menos de 1,5 porção de fruto por dia.
6) O Blueberry é bom para a pele.
A pele, maior órgão do corpo humano, também se beneficia com a ingestão de mirtilo.
Os agentes antioxidantes do blueberry controlam a atuação de radicais livres, que poderiam prejudicar as células da pele. A ingestão deste fruto deixa a pele mais suave e jovial.
A vitamina C presente no mirtilo ajuda a tonificar os vasos sanguíneos da derme, evitando assim a ocorrência dos famosos “vasinhos” (ruptura dos capilares sanguíneos).
As fibras do fruto, de forma indireta, também ajudam a manter a pele saudável. Elas impedem a constipação intestinal, o que promove uma maior eliminação de resíduos e toxinas do organismo. Esta “desintoxicação” se reflete positivamente na pele.
7) O blueberry evita infecções de urina
A cistite, ou infecção de urina, é uma doença muito prevalente em mulheres. O mirtilo parece conter propriedades anti-adesivas, que conseguem barrar a ligação de bactérias à parede da bexiga (como é o caso da Escherichia coli, principal micro-organismo relacionado a esta doença).
Mas afinal, o blueberry emagrece?
Para entender se o mirtilo emagrece, primeiramente é preciso lembrar que não existe alimento ou fórmula milagrosa que, por si só, promova a perda de peso. O emagrecimento é um processo que envolve a reeducação alimentar associada com a prática de atividades físicas. Em outras palavras, o blueberry/mirtilo não emagrece, mas sim ajuda a emagrecer! Ele é um fruto pouco calórico e nutritivo, não é gorduroso nem contém sódio, uma opção excelente para aqueles que desejam e/ou precisam emagrecer, de forma natural e com saúde.
Por que o blueberry ajuda a emagrecer?
O fato de o mirtilo ser um alimento de baixo índice glicêmico, de seus carboidratos alcançarem a corrente sanguínea de forma mais lenta/gradual, retarda a sinalização da informação “de que se está com fome” para o cérebro.
Como já foi dito, suas fibras auxiliam a digestão, pois regulam o trânsito intestinal, eliminado assim todos os excessos e resíduos da nossa dieta. Além disso, as fibras também proporcionam uma sensação de saciedade.
O manganês presente no blueberry também ajuda na queima de carboidratos e gorduras.
Pesquisadores da University of Michigan Cardiovascular Center relatam que o blueberry auxilia na perda de gordura abdominal, outro importante fator de risco para as doenças cardíacas. No estudo, um pó enriquecido de blueberry fora adicionado à dieta de ratos, que podia ser de dois tipos: rica ou pobre em gorduras. Passados 90 dias, as cobaias que ingeriam a dieta gordurosa associada com o mirtilo tiveram uma redução da gordura abdominal e uma diminuição dos níveis de colesterol, triglicérides e glicemia de jejum. Além disso, foi observado uma melhora da sensibilidade das células com relação à insulina. Os resultados foram ainda mais satisfatórios no grupo de animais que consumiram uma dieta pobre em gorduras: eles apresentaram menores peso corporal, massa total de gorduras e uma redução do tamanho do fígado.

E, por fim, outro estudo, feito com 10 mulheres atletas, mostrou que a ingestão de blueberry promoveu uma recuperação muscular mais rápida após a prática exaustiva de exercícios para as pernas. A fadiga muscular nada mais é do que um processo inflamatório associado com danos oxidativos. Nada melhor do que o consumo de mirtilo para otimizar os treinos e consequentemente perder mais gordura: ele é um ótimo antioxidante e anti-inflamatório.

Dica 

Aproveite para conhecer a nutrição em capsulas que a Kentannos oferece, buscando sempre o que há de melhor, colocamos todos esses benefícios na palma da sua mão! Ligue agora mesmo para nossas consultoras, e conheça os produtos que melhor atendem as suas necessidades. 

A Kent´annos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário