quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Hoje vamos entender de uma forma descomplicada sobre gorduras boas e ruins.

O Que é Gordura Saturada? Descomplicando!
Olá, aqui é Dr Rocha mais uma vez e hoje eu quero bater um papo com você a respeito das gorduras saturadas.
Vou falar também da diferença delas para as gorduras insaturadas e os benefícios de cada uma delas para o seu corpo.
E aí você pode me perguntar:
Dr Rocha, o que é gordura saturada e insaturada? E quais são os exemplos mais comuns do dia a dia?
A gordura saturada é uma gordura encontrada mais em produtos de origem animal e quimicamente só apresenta ligações simples entre seus átomos de carbono.
Na temperatura ambiente ela é sólida.
Mas como isso aqui não é aula de química (rs) o importante é você saber que a gordura saturada é usada por nossos ancestrais há milhares de anos e que ela só foi demonizada ou seja, essa idéia de que a gordura saturada faz mal ao corpo, entope artérias e causa infartos, derrames e tromboses é uma idéia bem recente, resultado da má ciência e estudos fraudulentos de um cientista chamado Ancel Keys.
Os principais exemplos de gordura saturada são: gorduras de carne vermelha (bovina, porco), carnes brancas (aves), manteiga, etc.


O QUE É GORDURA SATURADA E INSATURADA?

A gordura insaturada é uma gordura encontrada mais em produtos de origem vegetal e pode ser dividida em gorduras monoinsaturadas (há só uma ligação dupla entre os átomos de carbono) e em poliinsaturadas (há mais de uma ligação dupla entre os atómos de carbono).
Como a gordura insaturada é líquida em temperatura ambiente, ela é chamada de óleo.
A principal e mais usada gordura insaturada é o azeite de oliva que é também um alimento funcional, que previne e que também trata doenças.
Mas para um azeite de oliva ser de qualidade ele deve ter as seguintes características: ser envasado em vidro escuro (porque o sol estraga o azeite, transformando ele num óleo comum), ele deve ser extra-virgem e prensado a frio. Ele é rico em ômega 9 (ácido oléico).
Um outro alimento funcional também rico em ômega 9 é o abacate!

ÓLEOS VEGETAIS: VENENO LÍQUIDO

Já as gorduras ou óleos poliinsaturados são bem exemplificados pelo óleo de soja, óleo de canola, óleo de milho, óleo de girassol, óleo de algodão e outros. Ao contrário das gorduras saturadas e das monoinsaturadas que ajudam o seu corpo a emagrecer de vez e com saúde, esse óleos vegetais inflamam o seu corpo e dificultam seu organismo a emagrecer, sendo ruins e devendo ser evitadas. Alguns cuidados com essas gorduras e ações a serem tomadas são:
1.    Evitar o consumo;
2.    Evitar o consumo de frituras nessas gorduras;
3.    Evitar óleo de soja, de canola e outros tipos.
Por último temos as gorduras trans, que são tão importantes que já falei delas num artigo, sendo outro veneno para o seu corpo.

Perguntas e Repostas sobre as Gorduras

Algumas leitoras do Portal Dr. Rocha nos enviaram algumas perguntas muito relevante sobre o papel das gorduras na saúde.
  • Existem quantidades de gorduras predefinidas que separam o bem ou o mal pra saúde?
  • Não. O que importa é a qualidade delas. Nossos antepassados evoluíram comendo gorduras de animais selvagens de caça e peixes, além do coco. O problema maior são as gorduras de óleos vegetais poliinsaturados (invenção recente da indústria), além das gorduras trans presentes em diversos alimentos industriais. Não se trata de quantidade e sim de qualidade.
  • O alto consumo de gorduras em dietas com alto teor de carboidratos pode trazer prejuízos?
  • Quando a dieta é de alta quantidade de carboidratos, ingerir gorduras, inclusive saturadas ou insaturadas é sempre muito ruim, se torna uma verdadeira bomba para o organismo, sendo esse tipo de alimentação a maior responsável pela atual epidemia de obesidade e diabetes no Brasil e no mundo.
  • Existem horários estratégicos para consumir gorduras?
  • Desde que sejam saudáveis (saturadas ou monoinsaturadas) e sem associação com farináceos de trigo, em qualquer hora eles podem ser consumidos. Por serem alimentos muito saciantes, não se consegue no geral comer muita gordura saudável, ainda que seu excesso não traga maiores problemas.

CONCLUSÃO

Então para responder a grande pergunta “o que é gordura saturada?”, resumirmos tudo e descomplicarmos essa história das gorduras, entenda o seguinte: gorduras saturadas, de origem animal, carnes diversas, manteiga são saudáveis e ajudam você a emagrecer com saúde.

Gorduras monoinsaturadas como o azeite de oliva de qualidade melhora o seu colesterol bom (HDL) e também é benéfico para você que quer emagrecer de vez e de forma saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário