quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Tabela de calorias, porque não seguir?

Se você pretende emagrecer de vez, de forma saudável e definitiva, deve esquecer essa tabela de calorias dos alimentos. Esqueça também essas calculadoras de calorias e também contador de calorias.
Aí você pode me perguntar:
Dr. Rocha, sempre me disseram que tenho que contar as calorias que como e as calorias que queimo para poder emagrecer, não é verdade?
Eu te respondo que esse é um grande mito, que infelizmente até hoje contam para as pessoas e eu também já acreditei nisso um dia.
Contar as calorias dos alimentos é algo inútil, frustrante e só é interessante para as indústrias que lucram bilhões com essas tabelas. Eu quero que você entenda que você tem que se focar na qualidade das caloriasque você ingere e não na quantidade!
Eu como médico ou seja, um profissional da saúde, ficar sabendo desta informação e me calar, é praticamente como ser coautor de um crime. Por isso, faço questão de detalhar para você a leitura da tabela de calorias dos alimentos. 
Nessas dietas tradicionais eles (grandes indústrias) querem fazer você acreditar que comendo menoscalorias você irá queimar gordura, mas o que vai acontecer é que você perderá pouco peso, ficará mal nutrida, com o metabolismo danificado e ganhará tudo o que perdeu em  pouco tempo e muitas vezes até mais do que perdeu, o conhecido e temido efeito sanfona.
É isso que acontece se você se focar em contagem da tabela de calorias dos alimentos.
O QUE IMPORTA É A QUALIDADE
Como eu falei, o que verdadeiramente importa é a qualidade das calorias que você come, não importando a quantidade. Esse é um dos princípios que explico no meu livro digital Emagreça com Doutor Rocha.
Um alimento com calorias saudáveis ou seja, com calorias de qualidade irá te trazer nutrição, saciedade, será pouco eficiente em gerar gordura no seu corpo e irá manter seus níveis de insulina baixos no sangue, permitindo você emagrecer de vez, de forma saudável e definitiva.
Para você entender melhor, vamos entrar nos detalhes dessa famosa e ultrapassada tabela.
TABELA DE CALORIAS DOS ALIMENTOS
A tabela de calorias foi (e ainda é) utilizada por diversos profissionais da saúde. No entanto, como explicado, essa percepção é ultrapassada e não é efetiva para a queima de gordura e a conquista de saúde. Vou dar um exemplo com os dados de alguns alimentos abaixo.
Veja por exemplo no topo da tabela as amêndoas, 10 unidades possuem 600 kcal. Por outro lado, você pode observar que uma fatia de pizza possui 300 kcal.
Aí você pode pensar que uma fatia de pizza é mais saudável pro seu corpo porque possui metade das calorias da amêndoa certo? ERRADO!
É nesse ponto onde mora o X da questão: as calorias da pizza são agressivas para o seu corpo, elevam sua insulina, engordam, inflamam o seu corpo, mesmo em menor quantidade, e eu explico isso no Projeto Viver Magra.
Já as calorias da amêndoa apesar de ser maior na quantidade, são calorias que são pouco agressivas para o seu corpo, são nutritivas, elevam pouco a insulina e portanto não engordam como a pizza, apesar de maior na quantidade.

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE AS CALORIAS

Baseado nas perguntas mais comuns que recebo em relação a tabela dos alimentos, desenvolvi essa seção de perguntas e respostas! Se sua pergunta não tiver por aqui, deixe-a nos comentários.
  • Embora eu possa desconsiderar as calorias dos alimentos, é interessante se apegar a tabela de macronutrientes, atendo-se a proteínas, gorduras e carboidratos?
  • O interessante e importante é focar na qualidade dos alimentos e não na quantidade de calorias ou quantidade de alimentos. Focar em se alimentar de proteínas de alto valor biológico (como por exemplo carnes de animais que pastam), gorduras saudáveis (como por exemplo o óleo de coco e abacate) e carboidratos fibrosos (como por exemplo as hortaliças e quantidades moderadas de tubérculos como a mandioca e cenoura, dentre outros).
  • É válido me alimentar de alimentos saudáveis, orgânicos e de qualidade mesmo que sejam compostos basicamente por carboidratos, como as frutas?
  • Se seu objetivo é emagrecer, você deve de um modo geral evitar as frutas, pois a grande maioria delas são ricas em frutose, geram ciclos de fome e engordam. Esse é um ponto muito importante para quem quer emagrecer, especialmente na fase inicial. Alimentos orgânicos no geral são mais saudáveis no caso das hortaliças e verduras.
  • Você poderia nos dar exemplos de alimentos saudáveis e nutritivos?
  • Abacate, peixes frescos, frutos do mar, frutas vermelhas, carnes de animais que pastam com a gordura natural deles, ovos caipiras, óleo de coco dentre muitos outros.
  • Ao invés de focar na pesquisa e nos contadores de kcals, o que você acha mais produtivo para a queima de gordura?
  • Focar em alimentos que trazem nutrição e saciedade, como os que citei na pergunta anterior (3).
  • Quais cuidados os diabéticos devem ter?
  • O Diabetes é uma situação delicada, que exige o máximo de cuidados e um olhar mais aprofundado. Você pode saber mais na página do meu treinamento Diabetes Controlada.

CONCLUSÃO

E faço questão de destacar, sempre: O que importa é a qualidade das calorias do alimento que você come e não a quantidade. Jogue fora então essa tabela de calorias dos alimentos e foque na qualidade dos alimentos que você consome.
Somente assim você poderá colher os frutos de emagrecer de vez, com saúde e ganhar sempre muita energia e uma autoestima INABALÁVEL.
Vou ficando por aqui, te desejando muita saúde e felicidade.

Um forte abraço e até a próxima!

FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário